A história conta que um grupo de jornalistas tenta impedir a destruição de um patrimônio histórico, a casa onde viveu Rodolfo Teófilo. Com recursos de falshbacks a ilustre figura de Rodolfo aparece em contextos inusitados. Tudo com liberdade poética para recriar os acontecimentos da época, por isso é utilizado o nome "desbiografia". A narrativa mescla tons cômicos e trágicos.
O texto de Andrei Bessa é inspirado no livro “O poder e a peste” do jornalista cearense Lira Neto. O espetáculo utiliza uma linguagem acessível e atual, onde os atores Thiago Maia, Felipe Sales, Danilo Castro, Aline Sampaio, Raquel Mendes e o próprio Andrei vivem o protagonista.
Rodolfo Teófilo foi cientista e escritor. Um de seus maiores feitos foi a campanha de vacinação contra a varíola (doença que vitimou milhares de cearenses na passagem do século XIX para o XX) e foi um dos fundadores da Academia Cearense de Letras e membro da Padaria Espiritual.
Grupo de Teatro Científico Seara da Ciência
O grupo é um órgão da Universidade Federal do Ceará (UFC), que tem o intuito de popularizar a divulgação da ciência. Teve início na Seara da Ciência no ano 2000, quando foram encenados quatro monólogos: “Lavoisier”, “Einstein”, “Darwin” e “Seara da Ciência”.
O termo Teatro Científico é utilizado para que os espetáculos não sejam confundidos com Teatro Pedagógico, que tem o objetivo de moralizar o público. No Teatro Científico a arte entra como uma estratégia de comunicação, para aproximar o público do universo da ciência, que muitas vezes está distante das pessoas.
Mais informações:
Dias: 05, 12 e 26 de fevereiro
Horário: às 20h
Local: Teatro do Dragão do Mar
Entrada: Gratuita
Nenhum comentário:
Postar um comentário