“Não é Dança Filmada” dialoga com espaços do Centro Dragão do Mar


O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura recebe a vídeo instalação “Não é dança filmada”, que exibirá projeções de vídeos-dança no ambiente próximo ao Espaço Mix e Planetário, explorando a arquitetura como espaço cênico. As exibições começam a partir das 20h e a entrada é gratuita.


Não existir como apresentação ao vivo, tampouco ser o registro de uma performance.
É assim que o grupo de artistas trata a dança nos seus vídeos. Nesse caso, a dança é atravessada por outras linguagens, compreendendo o vídeo não como documento ou uma cópia bidimensional de um universo tridimensional, mas como uma nova  poética que começa a pensar o olho a partir do corpo.
“Os vídeos que serão exibidos buscam possibilitar e potencializar o acesso a dança através do diálogo com a plateia nos espaços urbanos”, ressalta Aspásia Mariana, bailarina e diretora de um dos vídeos-dança.  
Os vídeos, que tem a duração entre 3 a 10 minutos, foram gravados em diversas locações de Fortaleza, como a Beira-Mar, o Parque do Cocó e o Teatro Dragão do Mar, além das casas dos próprios artistas.  As imagens foram captadas com câmeras profissionais, uma parceria com a Vila das Artes e a Secultfor, e mídias móveis, como handy cams e câmeras compactas.
“Os vídeos são experimentações de todos os tipos”, diz Aspásia Mariana.
A vídeo instalação 'Não é Dança Filmada' faz parte da programação de janeiro do projeto Nas Ruas do Dragão do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, contemplado por edital de estímulo às artes cênicas e música no Estado, lançado pelo Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC).

Mais informações:
Dia: 29 de janeiro
Horário: as exibições começarão a partir de 20h
Local: Dragão do Mar - próximo ao Espaço Mix e Planetário.
Entrada: Acesso livre



Nenhum comentário:

Postar um comentário