Grupo Vocal Vitrola Nova fará seleção de novos cantores e instrumentistas

As inscrições devem ser feitas pelo site do Vitrola Nova (http://www.vitrolanova.com/).


As audições vão do dia 06 ao dia 08 de fevereiro. Ainda dá tempo de se inscrever e concorrer a uma vaga nesse belo grupo.


Conheça o Grupo
Em fevereiro de 2009, um grupo de amigos, cantores, decidiu se reunir para formar um grupo vocal diferente e jovem. O grupo pretendia acrescentar algo à revitalização da cena musical vocal da cidade através de arranjos de qualidade, interpretações inovadoras e pretendia buscar através da linguagem do coro cênico este diferencial. Durante muito tempo o movimento coral foi bastante forte na cidade de Fortaleza. A partir de um determinando momento, este movimento perdeu força. O desejo de fazer música e contribuir para a revitalização do canto coral na cidade foi o impulso para reunir os amigos e começar os encontros musicais. “"É preciso cantar e alegrar a cidade"”, diz a música de Carlos Lyra e Vinicius de Moraes, usada como lema do grupo.

Com a formação de apenas cinco cantores o grupo começou seus ensaios de técnica e estudo de arranjos a 4 vozes e foi ao longo do tempo agregando mais cantores ao seu convívio.

No dia 25/11/09, o Grupo Vitrola Nova estreou para o público no 4º Encontro de Corais da Escola Viva Música Viva, em Fortaleza CE, com o arranjo da música “Tocando em Frente” (Almir Satter e Renato Teixeira) feito pelo músico Marcos Paulo Leão, especialmente para o grupo.

A partir daí o grupo se apresentou em diversos espaços como o SESC Emiliano Queiroz, o Theatro José de Alencar, na Universidade Federal do Ceará mostrando outros arranjos trabalhados nos ensaios semanais. Os cantores ansiavam, porém por algo mais inovador do que a simples leitura das partituras. O grupo deu início então a um pesquisa corporal. Foi chamado a participar do grupo um diretor artístico, e hoje o grupo dedica-se a sua pesquisa de som e do corpo atraves de oficinas de dança teatro, percussão com instrumentos, percussão corporal.

Sobre a origem do nome do grupo, foi observado além do desejo de inovar através da arte vocal, certa empatia pelo lirismo da boa música, da música enquanto relíquia na contemporaneidade, a estética do retrô desde sempre permeou a identidade do grupo, o vintage, o antigo, os objetos geradores de som, desde os gramofones até os aparelhos de Victor. Chegou-se primeiramente ao nome Vitrola, através de uma pesquisa sobre a história deste eletrônico. A inspiração serviu para dar nome ao grupo que pretendia mesclar em sua nomenclatura tanto a delicadeza da boa música quanto a inovação musical. O nome deveria trazer algo que expressasse esses dois anseios, sendo então nomeado de Vitrola Nova.


Nenhum comentário:

Postar um comentário