Lançamento do filme "Paulo Abel (Ombra mai fu)" na Vila das Artes


A Vila das Artes recebe amanhã, 9 de fevereiro, às 19h, o lançamento do documentário“Paulo Abel (Ombra mai Fu)”, dirigido pelos alunos do curso de Realização em Audiovisual, Gabriel Petter (diretor) e Eduardo Pereira (codiretor).

O lançamento do filme coincide com os 20 anos da morte do cantor, que procurou desenvolver projetos de promoção do conhecimento e acesso à música entre os mais pobres, especialmente no Nordeste, e teve a carreira abreviada pela morte em decorrência de complicações respiratórias advindas do vírus HIV. Entrada gratuita.

As gravações do filme tiveram início em 2011, depois de dois anos de pesquisa. O documentário apresenta a trajetória de vida do cantor lírico cearense Paulo Abel do Nascimento (1957-1992), dono de um timbre de voz único. Após estudar música em Florença, na Itália, teve dois registros fonográficos lançados pelo selo francês Lyrinx. Seu canto também está registrado no filme “Ligações Perigosas”, do cineasta Stephen Frears. Abel também inspirou o projeto “Ópera Nordestina”, implantado na Universidade Federal do Ceará.

O documentário, segundo Petter, teve como ponto de partida a biografia do cantor, escrita pelo compositor, maestro e professor da Universidade Federal do Ceará, Elvis Matos. O filme traz depoimentos de Descartes Gadelha, Tarcísio José de Lima, entre outros. A sessão de lançamento receberá os entrevistados no documentário e Elvis Matos, além dos realizadores, para um bate-papo após a exibição. Para o público e amantes da ópera, uma oportunidade de apreciar e compreender melhor este universo.




Quem foi Paulo Abel?
Nasceu em Fortaleza no dia 13 de janeiro de 1957.
Devido a uma “deficiência natural de testosterona” sua voz não passou pelo fenômeno de “muda vocal” e este fenômeno permitiu que, como cantor, Paulo Abel se tornasse um dos grandes nomes da cena lírica do Século XX. Com sua voz única o grande artista pode reviver com fidedignidade o repertório barroco escrito para castrato.

A voz de Paulo Abel do Nascimento foi descoberta em São Paulo pelo musicólogo francês Roger Cotte. No final dos anos 70, após um curto período de estudos na capital paulista, Paulo Abel conseguiu uma bolsa para aperfeiçoar seu canto no Instituto do Renascimento Musical em Florença-Itália. Sua estréia como cantor profissional aconteceu em 1981. 

Sempre preocupado com as possibilidades de Educação Musical para crianças e jovens das classes economicamente menos favorecidas, Paulo Abel, a partir de 1985,
iniciou em Fortaleza uma série de projetos que visavam dar oportunidade de acesso ao conhecimento musical para crianças e jovens. Dentre esses destaca-se o Projeto “Ópera Nordestina” implantado na Universidade Federal dó Ceará. Paulo Abel
também muito contribuiu para a implantação do projeto “Um Canto Em Cada Canto”.

Ao longo de sua carreira Paulo Abel realizou dois registros fonográficos pelo selo francês Lyrinx.

O primeiro é um trabalho com Cantatas e Sonatas de Alexandre e Domenico Scarlatti. Neste trabalho Abel é acompanhado pelos músicos Philippe Foulon (violoncelo barroco) e Jean-Michel Hasler (cravo). O segundo CD gravado por Abel é um trabalho dedicado à música brasileira no qual, acompanhado pelo pianista Claude Fondraz, o cantor executa obras de autores como Heitor Villa-Lobos, Waldemar Henrique, Cláudio Santoro, dentre outros.

Sobre o trabalho musical de Paulo Abel, assim se pronunciou o crítico Jacques Bourgeois:
“O Resultado Final é algo nunca ouvido, no sentido verdadeiro da expressão, desde o desaparecimento dos soprani masculinos cultivados no período barroco”.
O Canto de Paulo Abel do Nascimento está também registrado no filme “Ligações Perigosas”, do cineasta Stephen Frears.


Mais informações:
Horário: 19h
Local: Vila das Artes - (Rua 24 de Maio, 1221)
Entrada: Gratuita
Telefone para contato: (85) 3252-1444


Um comentário:

  1. Onde posso encontrar esse documentário? Haverá alguma exibição futura ou posso encontrá-lo a venda?

    ResponderExcluir